Uma das principais causas de acidentes de trabalho, graves e fatais, se deve a eventos que envolvem a queda de colaboradores dos mais diferentes níveis. O risco de queda quando se trabalha em altura existe em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas, por isso temos três pontos importantes que devem ser seguidos para melhor segurança dos trabalhadores.
Planejar: Efetuar boas análises de eventos adversos possibilita compreender os riscos, solucionar problemas e proteger pessoas. Assim, investigar os riscos envolvidos na realização de trabalhos em altura e propor medidas de prevenção para estes é fundamental para a minimização dos acidentes, consequentemente para a preservação da integridade da saúde dos trabalhadores. Por exemplo, criar um plano para identificar e remediar os riscos de violações e as probabilidades de queda para os trabalhadores. Assim como um modo de inspecionar seu local de trabalho para não haver o risco da queda. Lembre-se, é importante dar aos usuários a oportunidade de participação na criação de planos de trabalho.
Prevenir: Criar procedimentos operacionais padrões e práticas de trabalho seguro que possam eliminar o risco de queda. Para você e sua empresa, bem como para todos os envolvidos, prevenir ou eliminar o risco de queda é a melhor opção.
Proteger: Use sempre equipamentos de proteção contra quedas em situações onde exista o risco, o plano é proteger o trabalhador contra acidentes de trabalho independente do grau de probabilidade. Sendo assim, investigar os riscos envolvidos na realização de trabalhos em altura e propor medidas de prevenção para estes é fundamental para a minimização dos acidentes e consequentemente para a preservação da integridade e saúde dos colaboradores.
Você sabia que a Hércules disponibiliza uma equipe técnica altamente qualificada para entender a sua necessidade? E além disso, apresentar a solução mais adequada para a sua operação? Não deixe de utilizar os nossos serviços e fazer parte do mundo Hércules. Consulte um de nossos especialistas.