Muito se pergunta com relação ao peso que um Cinto de Segurança pode suportar, mas a grande questão está relacionada ao quanto uma pessoa suporta de impacto no caso de uma queda. Nos testes realizados em nossos Cintos de Segurança, o mesmo suporta uma carga de impacto superior a 20 kN quando exposto a um fator de queda = 2 e deslocamento de queda de 4 m, uma vez que um Talabarte poderá ter no máximo 2 m.
Porém, o corpo humano suporta em média 12 kN de impacto distribuído pelo corpo, mesmo assim, em todo ensaio de acordo as NBRs os equipamentos de retenção de queda (Talabarte e Trava-Quedas) não devem ultrapassar o valor de força de frenagem superior a 6 kN, para que se garanta a integridade física do colaborador, levando em consideração que o maior impacto será na região da virilha onde temos uma artéria importante, a femoral.
Para que uma pessoa com mais de 100 kg possa realizar uma atividade em altura, deve ser realizada uma análise de risco, levando em consideração qual será o seu deslocamento de queda, ou seja, onde se localiza seu ponto de ancoragem. Sempre que temos um fator de queda < 1 (ponto de ancoragem acima da cabeça) seu deslocamento de queda é considerado seguro, não gerando uma força de impacto no corpo capaz de causar lesão.
A análise começa a mudar quando temos um fator de queda = 1 (entre ombros e cintura), pois o deslocamento desta queda será o tamanho do equipamento utilizado, sendo preciso levar em consideração o quanto o indivíduo está acima dos 100 kg – lembrando que temos a influência da velocidade e gravidade que juntas, elevam o valor do peso de um corpo podendo causar algum tipo de lesão. Já um fator de queda = 2, onde o deslocamento de queda é o dobro do tamanho do equipamento e a força de impacto sofrida pelo indivíduo pode ultrapassar os 6 kN (mesmo com absorvedor de energia), deve ser tratada com bastante atenção pois pode causar lesões sérias e até mesmo óbito.
Podemos afirmar então que os Cintos de Segurança suportam sim pessoas com mais de 100 kg, a grande questão é saber se o ser humano suporta o impacto resultante de uma queda. Por este motivo deve ser realizada uma análise de risco antes de qualquer atividade, seguindo as orientações fornecidas por um profissional capacitado – fator de queda, resistência do ponto de ancoragem, tipo de equipamento de retenção de queda utilizado, extensão do equipamento, entre outros pontos importantes.