O que diz a A NR10:
• Estabelece os requisitos e condições mínimas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos que garantam a segurança e saúde dos trabalhadores, diretos e indiretos, que interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade;
• Se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades;
• Devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6;
• As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade,inflamabilidade e influências eletromagnéticas.
10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o prontuário de instalações elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo:
c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;
e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas.
10.4 – SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO
10.4.2 Nos trabalhos e nas atividades referidas devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle dos riscos adicionais, especialmente quanto a altura, confinamento, campos elétricos e magnéticos, explosividade,umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a sinalização de segurança.
Além da NR10, a norma NFPA70E é a norma referência para proteção contra arco elétrico no local de trabalho, temos a seguinte definição:
Arco Elétrico: Quando a corrente elétrica passa através do ar entre condutores não aterrados ou entre condutores aterrados e não aterrados. A exposição a esta temperatura extrema causa queimaduras na pele assim como a ignição das vestimentas, o que aumenta o dano gerado pela queimadura.
A NFPA 70E determina a metodologia a ser usada para cálculo e determinação do grau de risco. O cálculo estima a energia máxima incidente baseado no valor teórico máximo da potência dissipada por um arco, considerando a máxima energia emitida para gerar uma queimadura de 2º grau na pele humana. Toda empresa deve possuir este cálculo realizado baseado em suas instalações e riscos.
Para definir a classe da vestimenta, baseado no ATPV obtido no cálculo acima, a seguinte tabela deve ser consultada: