Dica de Terça: Conhecendo melhor o espaço confinado

por | 13/10/2015

Entendemos o quão importante é essa atividade, e isso fica ainda mais sério quando podemos lidar com atmosferas explosivas. Você saberia identificar um espaço confinado e o que precisa conhecer para ter equipamentos confiáveis e adequados para torná-lo um ambiente seguro? Nas próximas dicas abordaremos sobre estes equipamentos, fique atento!

1 – O QUE É UM ESPAÇO CONFINADO?
É qualquer área ou ambiente não projetado para a ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

2 – A ÁREA É CLASSIFICADA?
Área classificada é uma área na qual uma atmosfera potencialmente explosiva estará presente ou na qual é provável sua ocorrência, podendo haver concentração de gases, vapores, névoas e poeiras tornando uma atmosfera explosiva.

3 – QUAL O VOLUME DO E.C.? (M³)
Para sabermos qual equipamentos irá melhor atender, ou seja, qual equipamento terá a ventilação mais eficaz, precisamos definir o tamanho do local confinado para efetuar o cálculo de dimensionamento de ventilação.

4 – QUAL A FONTE DE ENERGIA?
Fornecemos equipamentos com tensão de 110 V e 225 V, sendo assim, é necessário saber qual tensão será utilizada.

5 – QUAL O TAMANHO DA BOCA DE VISITA?
A informação sobre o tamanho da boca de visita é requerido devido ao diâmetro dos dutos utilizando para ventilação. Bocas de visita reduzidas poderão impossibilitar o uso de dutos de certos diâmetros, sendo assim, deve-se avaliar se será necessário a utilização de um redutor ou não.