É de extrema importância que a higienização das vestimentas seja realizada de acordo com o procedimento contido em seu manual, garantindo que a vestimenta esteja sempre limpa e descontaminada antes do uso. Durante o trabalho de combate a incêndio, o usuário está exposto a diversas substâncias que, em contato com a pele, podem causar alergias ou doenças graves ao usuário.
Muitas substâncias presentes em uma situação de fogo, tais como hidrocarbonetos, ácidos, fuligem e alguns metais são prejudiciais ao usuário quando em contato com o mesmo. Essas substâncias podem penetrar nas camadas internas das vestimentas, serem ingeridas ou inaladas pelo usuário. Além disso, o contato com esses materiais também pode prejudicar as características das fibras dos tecidos utilizados na vestimenta, reduzindo sua capacidade de proteção. Para evitar esse tipo de situação é importante que sua vestimenta seja higienizada da maneira correta, com a frequência necessária para garantir a proteção pessoal do usuário e as características da vestimenta.
A vestimenta deve ser higienizada pelo menos uma vez ao ano, ou o mais cedo possível depois de uma contaminação ou exposição a sangue ou fluidos corporais, combustíveis, graxas, óleos, ácidos ou qualquer outro material perigoso.
Nunca lave sua vestimenta junto com outras roupas ou em lavanderias de uniformes convencionais, dessa forma evitando o contato de substâncias tóxicas com outras roupas.