Devido ao fato de não existir, no Ministério do Trabalho, uma classificação específica para acidentes de trabalho ocorridos em espaços confinados, não há estatísticas precisas em relação à quantidade desse tipo de acidente. Apesar disso, trata-se de um alto número de acidentes nesse tipo de ambiente e, infelizmente, ele tem aumentado.
Esse número é alarmante, pois além de os acidentes de trabalho em espaços confinados serem frequentes, eles são, em sua maioria, fatais. O mais alarmante de tudo é o principal motivo do alto índice de mortalidade nesse tipo de acidente ser a falta de capacitação e treinamento do profissional.
A norma pertinente é a NR-33, intitulada “Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados”. Ela trata de diversos itens relacionados ao trabalho em espaço confinado e apresenta como obrigatórios o treinamento e a capacitação dos trabalhadores que realizarem atividades em espaço confinado.
A NR-33, no subitem 33.1.2, define Espaço Confinado como:
“Qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação o humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio”.
Para aumentar a proteção à integridade física do profissional em espaços confinados, há algumas medidas a serem tomadas. Além da utilização de equipamentos apropriados, deve ser feita a análise de risco do ambiente de trabalho, conforme:
- Inspeção prévia do local;
- Permissão de Trabalho (PET);
- Elaboração da Análise Preliminar de Riscos (APR);
- Equipamentos de ventilação;
- Equipamentos medidores de óxigênio, gases e vapores tóxicos e inflamáveis;
- Equipamentos de comunicação, medição de fases e vapores e iluminação;
- Equipamento de Acesso;
- Equipamento de Resgate;
Todos os equipamentos utilizados nesse ambiente devem ser fornecidos pela empresa e adequados para cada situação de risco existente. Além disso, o trabalhador sempre deve ser treinado quanto ao uso correto de seus equipamentos de proteção individual (EPI).
Para a sua empresa trabalhar com segurança e proteção, as medidas devem ser tomadas antes de todo inicio de trabalho em espaço confinado. Além do uso dos equipamentos adequados e análise de risco, existem medidas técnicas de proteção que devem ser adotadas para evitar acidentes em espaços confinados. São elas:
- Evitar a entrada de pessoas não autorizadas nos Espaços Confinados;
- Antecipar, conhecer, avaliar e controlar os riscos nos Espaços Confinados;
- Monitorar a atmosfera nos Espaços Confinados antes e durante os trabalhos;
- Utilizar equipamentos de forma correta para atividade em Espaço Confinado;
A Hercules possui, além de produtos específicos para as operações em espaço confinado, uma equipe qualificada para atendê-lo.